Nosso propósito é renovar a vida a partir da árvore. A Suzano contribui com a bioeconomia a partir das árvores de eucalipto que plantamos e colhemos, podemos dar origem a soluções e produtos que ainda não existem, mas que são capazes de substituir materiais de origem fóssil e, assim, contribuir para uma economia de baixo carbono e um futuro mais sustentável. O caminho para desenvolver essas soluções é o que chamamos de inovabilidade, inovação a serviço da sustentabilidade, e que está presente em projetos de escalas e maturidades diferentes, e nas diversas áreas da companhia.
Entenda mais sobre o impacto da Suzano na cadeia:
Gestão Florestal
Os plantios de eucalipto estão no centro do nosso negócio. Plantamos na forma de mosaicos florestais, com eucaliptos de idades variadas intercambiado de florestas nativas, preservando a biodiversidade, o solo e os rios. Fazemos controle biológico de pragas e definição de clones de eucalipto por região. Combatemos o desmatamento ilegal em toda a cadeia.
Temos uma Política de Suprimentos de Madeira, na qual reafirmamos nosso compromisso com o desmatamento zero. Para conhecer nossa política, clique aqui.
Além disso, temos três Compromissos para Renovar a Vida que estão ligados à Gestão Florestal. São eles:
Em 2021 a Suzano emitiu dois Sustainability-linked Bond com um dos indicadores de performance atrelados a meta de redução no consumo de água até o final de 2026.
Emissão de Sustainability-linked Bond 2028
Emissão de Sustainability-linked Bond 2032
Informações adicionais sobre o escopo de sustentabilidade associado aos títulos encontram-se no documento Sustainability-linked Securities Framework.
Produção e Logística
Os serviços logísticos ocorrem com segurança, eficiência e agilidade em toda a cadeia, como no transporte de: mudas para as fazendas; madeira para as fábricas; celulose e outros produtos para os terminais portuários ou centros de distribuição.
Excelência operacional e ecoeficiência:
Buscamos a contínua ampliação da nossa produtividade e garantia de níveis excelentes de eficiência em nossas operações, com reaproveitamento contínuo de recursos e resíduos e aumento da geração e exportação de energia de fonte renovável, além da qualidade dos nossos processos.
As unidades possuem um plano de gerenciamento de resíduos estruturado, que garante a gestão e o controle da segregação, armazenamento e destinação de cada tipo de resíduo gerado na operação.
A matriz energética da Suzano é sustentada, majoritariamente, por fontes renováveis:
- Biomassa sólida (cascas, torretes e rejeitos do processo de picagem da madeira);
- Licor negro (responsável pela geração da maior parcela de energia).
O excedente de geração de energia elétrica segue para a rede nacional (Sistema Interligado Nacional – SIN), contribuindo para a ampliação do grau de renovabilidade da matriz energética brasileira.
Além disso, temos quatro Compromissos para Renovar a Vida estão diretamente ligados à Produção e Logística, até 2030:
Fornecedores
Fazemos uma gestão qualificada de nossos fornecedores com base nos nossos Direcionadores de Cultura e critérios ESG. Assim, garantimos o fornecimento de produtos e serviços a partir de uma relação pautada pela ética e integridade. Para conhecer o Código de Política com Fornecedores, clique aqui.
Comercialização de Produtos
Impactamos mais de 2 bilhões de pessoas com produtos desenvolvidos por clientes a partir da celulose e com papéis, embalagens e bens de consumo, para o segmento de higiene pessoal, produzidos pela própria Suzano. Para conhecer mais sobre os nossos produtos, clique aqui.
Mudanças Climáticas
Temos uma base florestal significativa e uma das maiores áreas de matas nativas protegidas privadas do Brasil, contribuindo para remoção e estoque de CO2. Temos o compromisso de fazer mais do que neutralizar emissões diretas e da cadeia. Queremos seguir removendo quantidades adicionais de carbono da atmosfera, colaborando, assim, para a mitigação dos efeitos da crise climática global.
A Suzano, em conjunto com as empresas Itaú Unibanco, Marfrig, Rabobank, Santander e Vale, criaram a empresa Biomas, com o objetivo de, ao longo de 20 anos, atingir uma área total restaurada e protegida de 4 milhões de hectares de matas nativas em diferentes biomas brasileiros, como Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado. A empresa nasce com planos de restaurar 2 milhões de hectares de áreas degradadas, a partir do plantio de aproximadamente 2 bilhões de árvores nativas, em um modelo de negócios em larga escala. A empresa também conservará e preservará 2 milhões de hectares.
Compromisso para Renovar a Vida relacionado a este elo da cadeia:
Alinhado ao compromisso de combater as mudanças climáticas, a Suzano emitiu em 2020 o primeiro Sustainability-linked Bond com um indicador de performance associado a uma meta de redução de intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE) pela Companhia até 2025.
Para saber mais e acessar os detalhes dos SLBs, clique abaixo:
Emissão de Sustainability-linked Bond 2031
Informações adicionais sobre o escopo de sustentabilidade associado ao título encontra-se no documento SustainabilityLinked Securities Framework.
Pesquisa, Desenvolvimento e Novos Negócios
Queremos ser uma fornecedora de soluções sustentáveis para o mundo. Em nossa bioestratégia, estudamos soluções que envolvem a celulose e outros materiais vindos da biomassa do eucalipto para aplicação em diversos segmentos, como têxtil, cosméticos, químicos e construção civil.
Temos pesquisadores(as) em nossos Centros de Pesquisa e trabalhamos com:
- Inovação aberta;
- Parcerias com a academia, centros de inovação, ONGs, startups e empresas de outros segmentos.
Em 2022 a Companhia criou o Corporate Venture Capital, chamada Suzano Ventures, com US$ 70 milhões em recursos disponíveis para serem investidos em startups. A partir da iniciativa, a Suzano pretende acelerar o processo de inovação aberta e se tornar uma plataforma global no estímulo ao empreendedorismo em torno de soluções para a bioeconomia com base na floresta plantada. Para conhecer mais sobre essa iniciativa, clique aqui.
Compromisso para Renovar a Vida relacionado a este elo da cadeia: