A Companhia

Somos uma empresa de base florestal, de capital aberto, controlada pela Suzano Holding e pertencente ao Grupo Suzano. Com mais de 90 anos de atuação marcados pela inovação e pelo pioneirismo a Suzano é uma empresa 100% brasileira e referência global no desenvolvimento de produtos fabricados a partir do plantio do eucalipto, além de estar entre as maiores produtoras verticalmente integradas de papel e celulose de eucalipto da América Latina. O portfólio de produtos contempla papel “Imprimir e Escrever” revestido e não-revestido, papelcartão, papel tissue, celulose de mercado e celulose fluff.

Nossa estrutura inclui escritórios administrativos em Salvador (BA) e em São Paulo (SP), três fábricas integradas de celulose e papel, duas localizadas no estado de São Paulo (Unidade Suzano e Unidade Limeira) e uma no Estado da Bahia (Unidade Mucuri), uma fábrica de papel não-integrada no estado de São Paulo (Unidade Rio Verde), uma de produção de celulose no estado do Maranhão (Unidade Imperatriz), e a FuturaGene. A Suzano é uma das maiores empresas com estrutura para distribuição de papéis e produtos gráficos da América do Sul. No exterior a empresa mantém um escritório de representação na China e controladas nos Estados Unidos, Suíça, Argentina e Áustria. A Suzano é uma das maiores empresas com estrutura para distribuição de papéis e produtos gráficos da América do Sul.

Em 2015, a Suzano anunciou o investimento para adaptar uma das máquinas de Imprimir e Escrever na fábrica de Suzano para produção de celulose Fluff, sendo pioneira na utilização de fibra curta para produção deste tipo de celulose. O início da operação ocorreu em dezembro de 2015 e a Suzano tem flexibilidade na produção de até 100 mil toneladas de celulose Fluff ou papel para Imprimir e Escrever.

Em 2017, a Suzano iniciou a produção e venda do papel tissue produzido nas Unidades Mucuri (BA) e Imperatriz (MA). A Companhia também anunciou a aquisição da empresa Facepa – Fábrica de Papel da Amazônia S.A. e lançou a primeira marca de papeis higiênicos de seu portfólio, a Max Pure®. A partir de 2018, a empresa dá início à comercialização de produtos acabados nos principais mercados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Com o incremento do portfólio de produtos, a Companhia cria valor de forma sustentável, maximiza sua base de ativos e se aproxima cada vez mais do consumidor final.

Em 2019, dez meses depois do anúncio, é consolidada a fusão da Suzano Papel e Celulose com a Fibria, movimento que cria a Suzano S/A. A empresa nasce como a maior produtora mundial de celulose. Após esse processo, a Companhia passou a olhar para nosso desempenho social, ambiental, financeiro e de governança de uma maneira ainda mais sistêmica, protagonizando uma mudança estrutural nos padrões operacionais, no desenvolvimento de novos produtos e mercados e no engajamento dos stakeholders. O objetivo da Companhia é consolidar-se como referência nesse importante movimento – resumido hoje, pelo universo financeiro, pelo ESG. Assim, em 2020, pela primeira vez, a Suzano emitiu um Sustainability-Linked Bond (SLB) no mercado de capitais, sendo a pioneira nas Américas e no setor de papel e celulose. Seguindo os princípios desse instrumento, a companhia atrelou o uso dos recursos financeiros ao atingimento da meta de redução de 15% da intensidade das emissões de gases de efeito estufa.

Demostrando a nossa confiança no futuro, anunciamos em 2021 um significativo investimento para a expansão de nossos negócios: o Projeto Cerrado, que já nasce com importantes aspectos sustentáveis e que consiste na construção de uma nova planta de produção de celulose no município de Ribas do Rio Pardo, no estado do Mato Grosso do Sul, que terá capacidade nominal de 2.550.000 (dois milhões e quinhentas e cinquenta mil) toneladas de produção de celulose de eucalipto por ano, com estimativa para entrada em operação no segundo semestre de 2024. O Projeto Cerrado representa um importante avanço na estratégia de longo prazo da Companhia, contribuindo para a ampliação de sua competitividade estrutural, o atendimento à demanda crescente de celulose de fibra curta e a evolução da Companhia em sustentabilidade. Nossas operações:

Corporate Overview

Estratégia de Negócio

Em um mundo cada vez mais urbano, onde as mudanças climáticas já são nitidamente percebidas e os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos. O futuro depende da nossa capacidade de inovar e da responsabilidade em otimizar o uso dos recursos disponíveis.

Esse cenário representa oportunidades para Suzano e com base neles definimos a nossa visão estratégica de longo prazo.

Visão estratégica de longo prazo

No primeiro nível está a nossa visão estratégica de longo prazo com os 3 objetivos que indicam onde a Suzano quer estar daqui a 10 - 15 anos. Com base nessa visão integrada de longo prazo, a alta liderança foi responsável por desdobrar cinco principais Ambições, que visam orientar o caminho da Suzano nos próximos anos e contemplam o segundo nível de nossa estratégia. Esses são os passos que precisarão ser dados para garantirmos o sucesso da companhia e eles possuem um horizonte de tempo de cinco anos.

Capacidade de Produção (por unidade)

(mil ton) Celulose Papel Outros
Unidade Integrada Celulose de Mercado Imprimir & Escrever Papelcartão Tissue Lignina
Imperatriz 60 1.590 - - 60 -
Mucuri 260 1.480 250 - 60 -
Suzano 450 170¹ 350¹ 200 - -
Limeira 290 400 400 - - 20²
Rio Verde - - 50 - - -
Facepa - - - - 30 -
Aracruz - 2.340  - - - -
Três Lagoas -  3.250  - - - -
Jacareí -  1.100  - - - -
Veracel - 560  - - - -
Mogi das Cruzes (ex KC) - - - - 130 -
Ribas do Rio Pardo - 2.550 - - - -
Total 1.060 13.440¹ 1.050¹ 200 280 20

1 Flexibilidade para produção de celulose Fluff ou papel para Imprimir e Escrever | 2 Start Up de Lignina em 2019

Processo de Produção

processo-fab-papel-ptb-v2