Composição Acionária

Os papéis da Companhia integram o Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa da B3 – Brasil. Bolsa e Balcão, e são negociados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) – Nível II.

A Suzano possui 1.264.117.615 ações ordinárias (SUZB3), todas nominativas, escriturais e sem valor nominal. A composição do capital social é apresentada abaixo, com data base 30/09/2024:

Acionista Total
Quant. %
Suzano Holding S.A. 367.612.329 29,1%
David Feffer 53.443.973 4,2%
Daniel Feffer 48.077.305 3,8%
Jorge Feffer 47.687.570 3,8%
Ruben Feffer 46.856.788 3,7%
Alden Fundo de Investimento em Ações 26.154.744 2,1%
Pessoas Vinculadas 28.146.442 2,2%
Administradores 5.291.993 0,4%
Sub-Total 623.271.144 49,3%
Tesouraria 24.875.787 2,0%
Outros Acionistas 615.970.684 48,7%
TOTAL 1.264.117.615 100,0%

Estrutura de Governança

Avanços em nossa estrutura de governança refletem a evolução do próprio negócio e são determinantes para uma empresa como a Suzano, que busca ser referência no setor, na sociedade e no mundo.

Entenda mais sobre a nossa estrutura de Governança Corporativa:

Estrutura de Governança

Conheça abaixo o perfil e a experiência dos membros da Administração da Companhia:

Diretoria

O Sr. João Alberto Fernandez de Abreu é formado em Engenharia. Atualmente foi eleito para ocupar o cargo de Diretor sem designação específica da Companhia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Presidente da Companhia e controladas da Rumo S.A. de abril de 2019 até março de 2023; (ii) Membro do Conselho da Iogen Energy. O Sr. João Alberto foi Diretor de Operações da Raízen Energia S.A., trabalhando por 18 anos na Shell, ocupando diversas posições no Varejo, no Brasil, Inglaterra e Argentina. Iniciou sua carreira na Raízen Energia como diretor executivo Comercial e membro do conselho da Petróleo Sabbá, afiliada da Raízen no Norte do Brasil. Em 2012, tornou-se diretor de Bioenergia e Tecnologia do negócio de Etanol, Açúcar e Bioenergia da Raízen. Dois anos depois, assumiu a Diretoria executiva Agroindustrial. Foi responsável pelo desenvolvimento e implementação da primeira planta integrada de Etanol de Segunda Geração da Raízen.

Bacharel e pós-graduado em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, foi diretor da Fibria Celulose S.A. de 2011 a janeiro de 2019, responsável pela gestão da área florestal. A partir de 2016, além da gestão da área florestal, o Sr. Aires passou a ser responsável também pelas atividades de operações industriais e engenharia da Fibria. Nos anos anteriores, exerceu, entre 2005 e 2011, os cargos de gerente geral florestal e gerente de logística florestal na Votorantim Celulose e Papel S.A. (antiga denominação da Fibria), além de ter trabalhado como gerente de logística na Companhia de Bebidas das Américas – Ambev (companhia aberta incorporada pela Ambev S.A. em 2014, que desenvolvia atividade de produção e comércio de bebidas) de 2000 a 2005.

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui pós-graduação MBA pelo Ibmec São Paulo. Carlos Aníbal ingressou na Suzano em 2003 como Gerente Executivo da Unidade de Negócio Celulose e em 2008 migrou para as operações comerciais de Papel, tornando-se Diretor Executivo da Unidade de Negócio Papel. Em 2014 passou a responder também pela Diretoria Executiva da Unidade de Celulose da empresa. Em 2017, com o redesenho da estrutura organizacional da companhia, Aníbal assumiu a Diretoria Executiva de Celulose, sendo responsável tanto pelas operações industriais como comerciais da Unidade de Negócio. O executivo iniciou sua carreira na General Electric do Brasil, onde ocupou o cargo de Gerente Geral de Vendas para América Latina na Divisão de Sistemas Industriais.

Christian Orglmeister é engenheiro formado pela FEI, pós-graduado pela FGV, com MBA Executivo pela TRIUM (LSE, HEC, e NYU). Iniciou sua carreira na Armazéns Gerais Columbia, tendo em seguida ingressando na consultoria internacional Arthur D. Little. De 2000 a 2002, participou da start-up de logística Intecom, do Grupo Martins, quando ingresso na A.T.Kearney, onde ficou por quatro anos na área de operações. Em 2006 ingressou no The Boston Consulting Group, onde liderou a Prática de Pessoas, Organização e Governança, e a Prática de Family Business na América do Sul. Em 2015 assumiu a posição de Managing Director dos escritórios do BCG no Brasil. Durante seus 20 anos como consultor, Christian apoiou alguns dos principais grupos empresariais brasileiros e internacionais em temas de estratégia, governança, pessoas e transformação digital. Desde 2016 atua como membro independente no Comitê de Pessoas do Conselho da Suzano. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente Executivo Estatutário de Bionegócios, Estratégia e Digital da Companhia.

Vice-Presidente Executivo Estatutário de Sustentabilidade e Inovação da Suzano S.A., responsável pela liderança corporativa do processo de inovação tecnológica da empresa. Engenheiro Agrônomo e Mestre em Melhoramento Genético de Plantas pela ESAL / UFLA, com 31 anos de experiência na indústria de produtos florestais. Atualmente responde pelos desenvolvimentos tecnológicos nas áreas de Melhoramento Genético, Biotecnologia, Manejo Florestal, Processos e Produtos de Celulose, Papel e Biorrefinaria / Biomateriais. Possui cursos de especialização em Manejo Florestal (UFLA), Gestão Empresarial (Fundação Dom Cabral), Product Development (University of Cambridge – Inglaterra), Driving Strategic Innovation (IMD – Suíça) e Global Executive Academy (MIT – EUA).

Leonardo Barretto de Araujo Grimaldi é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e possui cursos de especialização em Wharton (EUA) e Singularity University (EUA). Atualmente, é Diretor Executivo Estatutário da área Comercial Celulose e Logística. O Sr. Leonardo Grimaldi também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da Ibema S.A.; (ii) membro do Conselho de Administração da Suzano Pulp Paper America; (iii) membro do Conselho de Administração da Fibria Overseas Finance; (iv) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Ltd.; (v) membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose USA Inc.; (vi) membro do Conselho de Administração da Suzano Shanghai Material Technology Development; e (vii) membro do Conselho de Administração da Suzano Pulp Paper Europe. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação também como Diretor Executivo de Gente e Gestão, e Saúde e Segurança da Suzano, e, anteriormente, como Diretor Executivo da Unidade Papel e Embalagem.

Marcelo Bacci é Vice-Presidente Executivo Estatutário Financeiro e Relações com Investidores da Suzano, liderando as áreas de Tesouraria, M&A, Crédito, Seguros, Relações com Investidores, Controladoria, Centro de Serviços Compartilhados, Tributos, Planejamento Financeiro, Gestão de Riscos e Compliance. Além disso, também é membro do Conselho da Veracel Celulose e membro independente do Conselho de Administração da BRF SA. Iniciou sua carreira no Unibanco, em 1991, e acumula passagens pela Promon, como Diretor Executivo, pela Louis Dreyfus Commodities, no cargo de Diretor Vice-Presidente Financeiro, e pela Suzano Holding, na posição de Vice-Presidente Executivo. Bacci também foi presidente do Conselho da Ibema Papelcartão. Bacci é formado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), com especialização em Finanças e Mercado de Capitais pelo Ibmec São Paulo e MBA pela Universidade de Stanford, na Califórnia (Estados Unidos).

Diretores Executivos não Estatutários

Caroline Carpenedo é Vice-Presidente Executiva de Gente & Gestão, Segurança e Comunicação da Suzano, posição que ocupa desde abril de 2023. Com aproximadamente 20 anos de experiência profissional na área de Capital Humano, Caroline já liderou todos os processos de RH em diferentes países e regiões. Antes de ingressar na Suzano, Caroline ocupou a posição de Diretora Global de Pessoas e Responsabilidade Social na Gerdau. A executiva já atuou como Conselheira de Administração do Museu das Minas e do Metal, Participante do Comitê de Pessoas do IBGC, Vice-Presidente do Comitê Aberto de Gestão de Pessoas e Vice-Presidente do Comitê Estratégico de RH da Amcham, e desde 2022 participa do Comitê de Pessoas da Ibema. Caroline é Doutora em Design Estratégico pela Unisinos e possui MBA Executivo Internacional pela FIA. É mestre em Administração pela PUC-MG e FDC e Bacharel em Psicologia pela PUC/RS. Também realizou diversos cursos de educação avançada em universidades como Stanford, Harvard e Insead.

Fabio Oliveira é graduado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal de Itajubá, possui MBA pela Virginia Commonwealth University e concluiu o Advanced Management Program (AMP) pelo MIT Sloan School. Fabio ingressou na Suzano em 2007, como Gerente Executivo da Unidade de Negócio Papel onde também atuou como Diretor responsável pelas operações de distribuição da empresa no Brasil e na Argentina. Em 2013, assumiu a função de Diretor Global de Logistica, responsável por toda logística inbound e outbound da Suzano. Em 2017, migrou para o negócio de celulose, como diretor responsável pela venda e operações internacionais de celulose nas Americas, Europa, Oriente Médio e África. Antes da Suzano, Fabio passou pelas empresas ABB e DuPont, com funções no Brasil e EUA.

Luís Bueno é Vice-Presidente Executivo de Bens de Consumo e Relações Corporativas na Suzano, sendo responsável pelo P&L da Unidade de Negócios, incluindo áreas Industrial, Supply Chain, Marketing, Pricing, Vendas e Estratégia. Desenvolveu a carreira em Consultoria de Estratégia (Bain & Company) assessorando clientes nas indústrias de Serviços Financeiros e Bens de Consumo em distintos países nas Américas e posteriormente foi Diretor de Negócios em empresas de Bens de Consumo e Varejo no Brasil (Natura, Hering e Vigor). Luís é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA pela Harvard Business School (EUA) e especialização em Liderança pelo Insead (França e Singapura).

Pablo F. G. Machado é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização em Contratos, Direito Comercial e Negociação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrado (LL.M) em Direito do Comércio Internacional pela Universidade da Califórnia, Martin Luther King School of Law (EUA). Atualmente, Pablo é o Vice-Presidente Executivo da Suzano, responsável pelos Negócios da China e está baseado no escritório da Companhia em Xangai. Anteriomente, Pablo ocupou a posição de Diretor Executivo de Relações e Gestão Legal da Companhia, responsável pelas áreas Jurídica e de Relações Institucionais. Iniciou sua carreira em um escritório de advocacia e migrou para o grupo Louis Dreyfus Commodities, onde exerceu várias posições no Brasil e no exterior, tendo sido sua última posição no grupo Vice-Presidente Executivo da América Latina. Pablo integrou a Suzano em 2015

Conselho De Administração

David Feffer estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Atualmente, é Presidente do Conselho de Administração da Companhia, sendo também membro dos seguintes comitês não estatutários da Companhia: (a) Comitê de Estratégia e Inovação, (b) Comitê de Sustentabilidade (Coordenador); (c) Comitê de Gestão e Finanças (Coordenador) e (d) Comitê de Pessoas. David Feffer também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, desde 2003; (ii) membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, desde 2001; (iii) Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades, desde 2004; (iv) Vice Diretor Presidente da Premesa S.A., subsidiária da Suzano Holding S.A., cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários, de 2001 a 2015, e Diretor Presidente da companhia desde abril de 2015. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: (i) Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz e (ii) Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Membro desde Junho/01.

Daniel Feffer é graduado em Direito pela Universidade Mackenzie e cursou especialização na Fundação Getúlio Vargas, na Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, IMD, na Suíça, e LBS-London Business School na Inglaterra. Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Sustentabilidade da Companhia. Daniel Feffer também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) Presidente da ICC Brasil; (ii) Presidente do Conselho Curador da Fundação Arymax; (iii) Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; (iv) Presidente do Conselho Consultivo da IBÁ; (v) Membro do Conselho do IEDI - Instituto Econômico para Desenvolvimento Industrial; (vi) Membro Fundador do Conselho do Compromisso Todos Pela Educação; (viii) Membro do Conselho Estratégico da FIESP. Membro desde Junho/01.

Nildemar Secches é graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Companhia e membro dos seguintes comitês da Companhia: (a) Comitê de Estratégia e Inovação, (b) membro do Comitê de Gestão e Finanças; (c) Coordenador do Comitê de Pessoas; e (d) Coordenador do Comitê de Nomeação e Remuneração da Companhia. Adicionalmente, Nildemar também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, desde 1998; e (ii) Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., desde 2004. Foi membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., de 2002 a 2021, também foi membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco no período de 2012 a 2017. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral. Membro desde Abril/08.

Gabriela Feffer Moll é graduada em Administração Hoteleira, com Executive MBA pela Fundação Dom Cabral, possui cursos executivos pela Harvard University, Insper e Insead. Atualmente, é membro do Conselho de Administração ;(ii) membro do Comitê de Pessoas e (iii) membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Companhia. Gabriela Moll também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da MDS; (ii) membro, do Comitê de ESG e Pessoas da Bionexo; e (iii) membro do Conselho do ELF (Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo - FISESP); (iii) Diretora da Suzano Holding S.A., sendo responsável pela Gestão Estratégica de Pessoas e Comunicação Corporativa, com participação também nos Comitês não estatutários de Gestão, Investimentos, Operacional e Imobiliário; (iv) Diretora da Polpar S.A.; (v) Diretora da IPFL Holding S.A.; e (vi) Diretora da Premesa S.A. Gabriela iniciou sua carreira na GI - Grupo de Incentivo e, em 2010, fundou a AG Sport, consultoria especializada na idealização e organização de grandes eventos, na qual era responsável pelo desenvolvimento da área comercial e de estratégia da companhia. Em 2015, se juntou a Dotz com atuação nas frentes de business development e implementação de um novo modelo de autoatendimento 100% digital para abertura no mercado de small business. Na Suzano S.A., a partir de 2017, liderou a comunicação de produtos e a transformação digital da Unidade de Papel e Embalagens. Ainda na Suzano, após a fusão desta com a Fibria, atuou na célula de integração responsável pelo acompanhamento das sinergias advindas da fusão. Membro desde Abril/22.

Maria Priscila Rodini Vansetti Machado é graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e especializou-se em Executive Management e Global Strategy Leadership pela Wharton School (Universidade da Pensilvânia). Atualmente, é membro do Conselho de Administração, membro do Comitê de Estratégia e Inovação e membro do Comitê de Sustentabilidade da Companhia. Atualmente, Priscila é membro do Conselho de Diretores do Centro Internacional de Indianápolis, Indiana (The International Center), e serve no Conselho de Diretores do Diálogo Inter-Americano (Inter-American Dialogue) em Washington, D.C. Nos últimos anos Priscila foi membro das seguintes organizações culturais e sociais: (i) Conselho de Diretores da Câmara Americana do Comércio (AmCham); (ii) Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); (iii) Conselho de Agronegócio da FIESP e (iv) Conselho de Diretores da Associação Canadense de Proteção de Cultivos (CropLife Canada). Maria Priscila iniciou sua carreira na DuPont Brasil em 1981, na divisão agrícola, assumindo posições de liderança nas áreas Regulatória, Relações Governamentais e Pesquisa & Desenvolvimento. Em 1996, foi transferida para Wilmington (Delaware, Estados Unidos), quando assumiu diferentes posições nas áreas de Desenvolvimento e Marketing. Em 2008, foi promovida a diretora de Negócios da DuPont Canadá. Previamente Maria Priscila assumiu as seguintes posições: (i) diretora global de Planejamento Estratégico da DuPont Proteção de Cultivos entre setembro de 2014 e setembro de 2015; (ii) Diretora-Presidente da DuPont do Brasil e Vice-Presidente para América Latina da DuPont Proteção de Cultivos na DuPont do Brasil e América Latina. Com a fusão da Dow e DuPont em setembro de 2017, Priscila foi nomeada Diretora Global de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Corteva AgrisciencesTM, em Indianápolis, Indiana. Em janeiro de 2021, Priscila assumiu a posição de Vice-Presidente de Estratégia e Planejamento. Membro desde Julho/16.

Paulo Rogerio Caffarelli é graduado em Direito pela PUC-Curitiba, com especialização em Comércio Exterior (FAE/CDE Curitiba) e Direito no Comércio Internacional (IBEJ Curitiba), fez MBA em Direito Societário e Finanças (FGV/RJ) e mestrado em Gestão e Economia de Negócios (Universidade de Brasília). Atualmente é (i) membro do Conselho de Administração da Companhia; (ii) membro do Comitê de Auditoria Estatutária da Suzano S.A. Paulo Caffarelli também é Presidente do Banco BBC do Grupo Simpar desde outubro de 2021. De novembro de 2018 a maio de 2021 foi Presidente da Cielo S.A. Ingressou no Banco do Brasil em 1981, tornando-se Vice-Presidente de Atacado, Negócios Internacionais e Private Banking e Mercado de Capitais (BB BI), de 2011 a 2014. Exerceu o cargo de Presidente, de maio de 2016 a outubro de 2018. Foi Secretário Executivo no Ministério da Fazenda, de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015, e atuou na Companhia Siderúrgica Nacional como Diretor Executivo Corporativo. Nos últimos 5 anos, atuou no Conselho de Administração das seguintes empresas: Banco do Brasil S.A.; Brasilprev; Elo Participações S.A.; Banco Votorantim; CBSS Visavale (Alelo); Vale; e Brasilcap Capitalização; também foi membro do Conselho Consultivo da Febraban – Federação Brasileira de Bancos. Membro desde Maio/20.

Paulo Sergio Kakinoff é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração e (ii) membro do Comitê de Pessoas da Companhia. Paulo Kakinoff também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A.; (ii) membro do Conselho de Administração do Grupo Vamos S.A; (iii) membro do Conselho de Administração da Tembici S.A.; e (iv) Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas, desde 2012. O Sr. Paulo Kakinoff iniciou sua carreira como estagiário na Volkswagen do Brasil, aos 17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing, Diretor Executivo do Grupo para a América do Sul na matriz (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo até junho de 2012. Integrou o Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas por dois anos, no qual era membro independente. Membro desde Abril/22.

Rodrigo Calvo Galindo é graduado em Administração de Empresas. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração; (ii) membro do Comitê de Gestão e Finanças; (iii) membro do Comitê de Sustentabilidade; (iv) membro do Comitê de Estratégia e Inovação; (v) membro do Comitê de Pessoas da Companhia; (vi) Presidente do Conselho de Administração da Cogna Educação S.A e (vii) Presidente do Conselho de Administração da Endeavor Brasil. O Sr. Rodrigo Galindo atua na administração de instituições de educação há mais de 29 anos. Foi CEO da Cogna/Kroton Educacional, Diretor de Operações e Diretor de Ensino Superior da Kroton Educacional, CEO do Grupo Educacional IUNI, Pró-reitor Administrativo da Universidade de Cuiabá e responsável pela gestão, credenciamento e implantação de instituições de ensino superior na Bahia, Mato Grosso, Amapá, Acre e Rondônia. Atuou também como membro do Conselho de Administração do Burger King Brasil, Clínica SIM e da Arezzo&Co. Membro desde Maio/20.

Walter Schalka é graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, IMD e Harvard Business School. É Diretor Presidente da Suzano S.A. desde maio de 2013 (cargo em relação ao qual apresentou renúncia em 28 de fevereiro de 2024, com efeitos a partir de 1º de julho de 2024), e sendo também membro dos seguintes comitês não estatutários da Companhia: (i) Comitê de Gestão e Finanças e (ii) Comitê de Pessoas. O Sr. Walter Schalka também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da FuturaGene Ltd.; (ii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (iii) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (iv) membro do Conselho Deliberativo da Ibá – Industria Brasileira de Árvores; (v) membro da Parceiros da Educação, Organização da Sociedade Civil; (vi) membro do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; (vii) membro do Conselho Consultivo da EB Capital Gestão de Recursos Ltda; e (viii) membro do Conselho de Administração da Vibra Energia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Financeiro e Administrativo da Dixie Lalekla; (ii) Diretor-geral do Grupo Dixie Toga; e (iii) Presidente da Votorantim Cimentos, do Grupo Votorantim.

Conselho Fiscal

Bacharel em Ciências Contábeis e Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Principais experiências profissionais: Aracruz Celulose S.A. - Gerente de Contabilidade, de Auditoria Interna e Controller (1974 a 1996); CSN-Cia. Siderúrgica Nacional - Diretor de Controladoria e Informática (1996 a 2003); Embratel S.A. - Diretor de Controladoria e Diretor Executivo de Governança Corporativa (2003 a 2008); Icatu Seguros S.A. - Diretor Executivo de Serviços a Clientes (2008 a 2011). Atualmente, membro titular do Conselho Fiscal da Suzano SA, Cadam SA e do Comitê de Auditoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Sendo Conselheiro Fiscal Suplente nas SAs abertas: AES Tietê Energia, Tupy, Ouro Fino Saúde Animal Participações e Padtec Holding. Foi membro titular do Conselho Fiscal nas SAs abertas: Vale, Net Serviços de Comunicação, JBS, Ideiasnet e CCR, e nas SAs fechadas: Ferrovia Centro Atlântica, Itá Energética e Officer Distribuidora Prod. Tecnologia. Foi Conselheiro Fiscal titular nas entidades de previdência privada de algumas empresas onde trabalhou. Também é membro titular do Comitê Executivo do Canal My News. Desde 2012 vem atuando como consultor nas áreas de Governança Corporativa, Controladoria e Processos & Sistemas Contábeis/Financeiros.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Desde abril de 1991, é membro efetivo do Conselho Fiscal da Companhia. É sócio do escritório Paes e Colauto – Sociedade de Advogados, onde presta assessoria jurídica e consultoria tributária e societária. Atualmente, também é membro efetivo do Conselho Fiscal da companhia SIMPAR S.A., empresa de capital aberto cuja principal atividade é a prestação de serviços na área de logística e membro efetivo do Conselho Fiscal da companhia Cyrela Brazil Realty S.A. Empreendimentos e Participações, empresa de capital aberto cuja atividade principal é a incorporação imobiliária, a compra e a venda de imóveis e a locação de bens imóveis, além de membro do Comitê de Auditoria da companhia JSL S/A, empresa de capital aberto cuja principal atividade é a prestação de serviços na área de logística.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. É membro Efetivo do Conselho Fiscal da Companhia e também das seguintes empresas: (i) Banco Alfa de Investimento S.A., instituição financeira, (ii) Alfa Holdings S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades do grupo Alfa e Tegma Gestão Logística S/A., empresa cuja principal atividade é a prestação de serviços logísticos. No período de 1999 até 2010, ocupou o cargo de membro Efetivo do Conselho Fiscal da Financeira Alfa S.A. – Crédito, Financiamento e Investimento, instituição financeira de capital aberto e do Consórcio Alfa de Administração S.A., sociedade de capital aberto cuja principal atividade é a participação em outras sociedades do grupo Alfa. Participa, desde junho de 2009, como sócio do escritório Barletta, Schubert e Luiz Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito Privado, com ênfase em Direito Societário. Desde o ano de 1961 até o ano de 2008 participou como funcionário, estagiário e, depois, sócio do Escritório de Advocacia Augusto Lima S/C.

Participa atualmente como titular do Conselho Fiscal da Tupy S.A., desde 2017;. Ainda como titular, participou dos seguintes Conselhos Fiscais: 2018/2019 - Brasiliana Participações S. A.; 2015/2017 – Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S. A.; 2008/2015 – AES Tietê S.A.; 2012/2014 – AES Elpa S. A.; 2010/2011 – Eletropaulo Comunicações Ltda.; 2010/2011 – AES Communications Rio de Janeiro S.A.; 2003/2006 – Centrais Elétricas Brasileiras S. A. – ELETROBRÁS; 1993/1994 – Companhia Vale do Rio Doce. Também como titular participou do Conselho Deliberativo da Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES em 2015.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. É membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia e, desde 1988, sócio fundador da Pacaembu Serviços e Participações Ltda., empresa prestadora de serviços paralegais e de suporte administrativo em geral. Foi membro do Conselho Fiscal do Barclay’s Bank entre 1995/2002, instituição financeira; diretor da Vocal Com. Veículos Ltda. entre 1989/1998, empresa concessionária de carros da marca Volvo; e, entre 1986 e 1998, diretor da SPP - Nemo S.A. Coml. Exportadora, empresa integrante do grupo econômico da Companhia à época, cuja principal atividade era distribuição de papel no Brasil e no exterior.

Luciano Douglas Colauto é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atuou como consultor na Arthur Andersen (empresa de auditoria) de setembro de 1988 a dezembro de 1991, e atualmente é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. (empresa de consultoria), empresa na qual ingressou em dezembro de 1991. Atuou como membro efetivo do Conselho Fiscal da Nordeste Química S.A. (NORQUISA entre abril de 2003 e agosto de 2004, da TECNISA S.A. entre 2007 e 2017 e é membro efetivo do Conselho Fiscal da Cyrela S.A., JSL S.A. e Movida Participações S.A.

Comitê De Auditoria Estatutário

Paulo Rogerio Caffarelli é graduado em Direito pela PUC-Curitiba, com especialização em Comércio Exterior (FAE/CDE Curitiba) e Direito no Comércio Internacional (IBEJ Curitiba), fez MBA em Direito Societário e Finanças (FGV/RJ) e mestrado em Gestão e Economia de Negócios (Universidade de Brasília). Atualmente é (i) membro do Conselho de Administração da Companhia; (ii) membro do Comitê de Auditoria Estatutária da Suzano S.A. Paulo Caffarelli também é Presidente do Banco BBC do Grupo Simpar desde outubro de 2021. De novembro de 2018 a maio de 2021 foi Presidente da Cielo S.A. Ingressou no Banco do Brasil em 1981, tornando-se Vice-Presidente de Atacado, Negócios Internacionais e Private Banking e Mercado de Capitais (BB BI), de 2011 a 2014. Exerceu o cargo de Presidente, de maio de 2016 a outubro de 2018. Foi Secretário Executivo no Ministério da Fazenda, de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015, e atuou na Companhia Siderúrgica Nacional como Diretor Executivo Corporativo. Nos últimos 5 anos, atuou no Conselho de Administração das seguintes empresas: Banco do Brasil S.A.; Brasilprev; Elo Participações S.A.; Banco Votorantim; CBSS Visavale (Alelo); Vale; e Brasilcap Capitalização; também foi membro do Conselho Consultivo da Febraban – Federação Brasileira de Bancos.

Ana Paula é sócia, investidora e presidente do Conselho de Administração da Kunumi AI, empresa de inteligência artificial 100% brasileira, com valores e objetivos que orientam suas escolhas de investimento. É membro do conselho global do Credit Suisse, em Zurique, da News Corporation, em Nova York, e do Grupo Vinci, em Paris. Ela é apaixonada por melhorar a diversidade nas empresas e entender como a tecnologia e as mudanças sociais impactam culturas corporativas. Suas atividades voluntárias se concentram em iniciativas de educação e preocupações ambientais para garantir o crescimento sustentável. É membro do Conselho Global (GAC) da Universidade de Stanford, na Califórnia, do Conselho Consultivo da The Nature Conservancy Brasil, do Comitê de Auditoria da Fundação Roberto Marinho, e do Instituto Atlantico de Gobierno, Madrid. Foi diretora financeira do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Investiu e foi presidente do conselho da Neemu Internet. Foi sócia e fundadora da Brunswick São Paulo, Trabalhou 18 anos em diversas empresas das Organizações Globo. Trabalhou para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Banco Mundial nos EUA e na África. Ana Paula é Bacharel em Economia e Relações Internacionais e Mestre em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Stanford.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Administração Pública pela mesma instituição. Possui pós-graduação em Mercado de Capitais pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é (a) membro do Comitê de Auditoria da Companhia e também das seguintes empresas; (b) membro do Comitê de Auditoria do Grupo Algar, uma holding brasileira cuja principal atividade é atuação em tecnologia da informação e telecomunicações, agronegócios, construção civil serviços e turismo; (c) coordenador do Comitê de Auditoria do Grupo Cornélio Brennand, grupo empresarial que atua nos segmentos de desenvolvimento imobiliário, energia, vidros e cimento; (d) membro do Comitê de Auditoria do Grupo Solar, empresa fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil; (e) membro do Conselho da Amcham do Rio Grande do Sul - Câmara Americana de Comércio; ADVB - Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, e Agenda 2020 (e) Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio FBPA (f) Membro do Conselho Consultivo de Lojas Lebes; (g) Membro do Comitê de Auditoria de Moinho Paulista S.A.; (h) Membro do Conselho de Administração e Comitê de Auditoria de Copel - Cia Paranaense de Energia, empresa de capital aberto no Brasil e USA, que atua em energia no Paraná e em outros estados do Brasil. Anteriormente, foi (a) sócio líder na PricewaterhouseCoopers (PwC) entre 2002 e 2015, uma das maiores prestadoras de serviços profissionais do mundo nas áreas de auditoria, consultoria e outros serviços acessórios para empresas. (b) Presidente do Comitê de Auditoria por 5 anos e Vice-Presidente entre 2013/2014 do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), uma organização sem fins lucrativos cuja principal atividade é o desenvolvimento das melhores práticas de governança corporativa; (c) membro do Conselho de Administração por 6 anos e conselheiro por 2 anos do Young Presidents Organization (YPO/WPO), uma rede global de diretores executivos; (d) o primeiro membro independente do Conselho de Administração da empresa Calçados Azaleia, uma empresa de calçados brasileira; (e) membro da Mesa Administrativa por cerca de 15 anos na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, um conjunto de sete hospitais de várias especialidades localizado em Porto Alegre - RS; (f) membro do Comitê de Auditoria da BB Seguridade, empresa brasileira de seguros pertencente ao Banco do Brasil, cuja principal atividade é atuação nos ramos de produtos de seguros, previdência aberta, capitalização e serviços de corretagem; (g) membro do Conselho de Administração da Valmont, uma empresa industrial que atua na agroindústria; (h) Presidente do Conselho de Administração do Porto Alegre Health Care, grupo sem fins lucrativos que reúne players públicos e privados para a divulgação da cidade e o fomento do turismo médico.

Comitê De Estratégia E Inovação - Não Estatutário

Estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (i) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Gestão e Finanças; desde 2006, é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Companhia, também é membro do Comitê de Estratégia e Inovação e do Comitê de Pessoas; (ii) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iii) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iv) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (v) de 2001 a 2015, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável.

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos: (i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) Foi membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco no período de 2012 a 2017. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

Marcelo Castelli é CEO Global da Votorantim Cimentos, empresa líder no mercado brasileiro de materiais de construção, minerais e soluções, e a sexta maior do ranking mundial do setor. Castelli lidera um time de mais de 11 mil pessoas, com operações em 11 países: Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Marrocos, Tunísia, Turquia e Luxemburgo.

Castelli consolidou sua longa carreira como executivo na indústria de papel e celulose, na qual exerceu posições de liderança em áreas de produção, projetos e negócios em grandes companhias do setor.

Formado em Engenharia Mecânica, MBA em Administração, além de cursos de educação continuada em escolas executivas internacionais.

Rodrigo Calvo Galindo é graduado em Administração de Empresas. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração; (ii) membro do Comitê de Gestão e Finanças; (iii) membro do Comitê de Sustentabilidade; (iv) membro do Comitê de Estratégia e Inovação; (v) membro do Comitê de Pessoas da Companhia; (vi) Presidente do Conselho de Administração da Cogna Educação S.A e (vii) Presidente do Conselho de Administração da Endeavor Brasil. O Sr. Rodrigo Galindo atua na administração de instituições de educação há mais de 29 anos. Foi CEO da Cogna/Kroton Educacional, Diretor de Operações e Diretor de Ensino Superior da Kroton Educacional, CEO do Grupo Educacional IUNI, Pró-reitor Administrativo da Universidade de Cuiabá e responsável pela gestão, credenciamento e implantação de instituições de ensino superior na Bahia, Mato Grosso, Amapá, Acre e Rondônia. Atuou também como membro do Conselho de Administração do Burger King Brasil, Clínica SIM e da Arezzo&Co.

Gabriela Feffer Moll é graduada em Administração Hoteleira, com Executive MBA pela Fundação Dom Cabral, possui cursos executivos pela Harvard University, Insper e Insead. Atualmente, é membro do Conselho de Administração ;(ii) membro do Comitê de Pessoas e (iii) membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Companhia. Gabriela Moll também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da MDS; (ii) membro, do Comitê de ESG e Pessoas da Bionexo; e (iii) membro do Conselho do ELF (Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo - FISESP); (iii) Diretora da Suzano Holding S.A., sendo responsável pela Gestão Estratégica de Pessoas e Comunicação Corporativa, com participação também nos Comitês não estatutários de Gestão, Investimentos, Operacional e Imobiliário; (iv) Diretora da Polpar S.A.; (v) Diretora da IPFL Holding S.A.; e (vi) Diretora da Premesa S.A. Gabriela iniciou sua carreira na GI - Grupo de Incentivo e, em 2010, fundou a AG Sport, consultoria especializada na idealização e organização de grandes eventos, na qual era responsável pelo desenvolvimento da área comercial e de estratégia da companhia. Em 2015, se juntou a Dotz com atuação nas frentes de business development e implementação de um novo modelo de autoatendimento 100% digital para abertura no mercado de small business. Na Suzano S.A., a partir de 2017, liderou a comunicação de produtos e a transformação digital da Unidade de Papel e Embalagens. Ainda na Suzano, após a fusão desta com a Fibria, atuou na célula de integração responsável pelo acompanhamento das sinergias advindas da fusão.

Sr. Lyrio foi eleito para o Conselho de Administração da Braskem por indicação da Odebrecht em 2017, bem como para a Coordenação do Comitê de Finanças. Em 2018 foi eleito para a Presidência do Conselho de Administração da Braskem. É sócio fundador da Principio Assessoria Empresarial. Durante 12 anos, de 2004 até 2016, foi empresário, sócio e co-fundador da Signatura Lazard e Managing Director (MD) do Lazard no Brasil. Neste período, trabalhou na capacidade de assessor para grandes grupos empresariais brasileiros e estrangeiros nos seus investimentos locais e internacionais. Antes deste período, trabalhou por 14 anos, de 1990 até 2004, para o ING Bank e ING Barings em várias áreas da instituição, sendo os últimos três anos como Presidente da instituição no Brasil. O Sr. Marcelo é graduado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica - PUC do Rio de Janeiro.

Paulo Sergio Kakinoff é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração e (ii) membro do Comitê de Pessoas da Companhia. Paulo Kakinoff também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A.; (ii) membro do Conselho de Administração do Grupo Vamos S.A; (iii) membro do Conselho de Administração da Tembici S.A.; e (iv) Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas, desde 2012. O Sr. Paulo Kakinoff iniciou sua carreira como estagiário na Volkswagen do Brasil, aos 17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing, Diretor Executivo do Grupo para a América do Sul na matriz (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo até junho de 2012. Integrou o Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas por dois anos, no qual era membro independente.

Walter Schalka é graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, IMD e Harvard Business School. É Diretor Presidente da Suzano S.A. desde maio de 2013 (cargo em relação ao qual apresentou renúncia em 28 de fevereiro de 2024, com efeitos a partir de 1º de julho de 2024), e sendo também membro dos seguintes comitês não estatutários da Companhia: (i) Comitê de Gestão e Finanças e (ii) Comitê de Pessoas. O Sr. Walter Schalka também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da FuturaGene Ltd.; (ii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (iii) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (iv) membro do Conselho Deliberativo da Ibá – Industria Brasileira de Árvores; (v) membro da Parceiros da Educação, Organização da Sociedade Civil; (vi) membro do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; (vii) membro do Conselho Consultivo da EB Capital Gestão de Recursos Ltda; e (viii) membro do Conselho de Administração da Vibra Energia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Financeiro e Administrativo da Dixie Lalekla; (ii) Diretor-geral do Grupo Dixie Toga; e (iii) Presidente da Votorantim Cimentos, do Grupo Votorantim.

Comitê De Sustentabilidade - Não Estatutário

A Sra. Priscila Vansetti é formada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e especializou-se em Executive Management e Global Strategy Leadership pela Wharton School (Universidade da Pensilvânia). Priscila iniciou sua carreira na DuPont Brasil em 1981, na divisão agrícola, assumindo posições de liderança nas áreas Regulatória, Relações Governamentais e Pesquisa & Desenvolvimento. Em 1996, foi transferida para Wilmington (Delaware, Estados Unidos), quando assumiu diferentes posições nas áreas de Desenvolvimento e Marketing. Em 2008, foi promovida a diretora de Negócios da DuPont Canadá, sendo realocada para a unidade de Mississauga (Ontário, Canadá). Entre setembro de 2014 e setembro de 2015, exerceu a função de diretora global de Planejamento Estratégico da DuPont Proteção de Cultivos. Em outubro de 2015 retornou ao Brasil onde assumiu as posições de Diretora-Presidente da DuPont do Brasil e Vice-Presidente para America Latina da DuPont Proteção de Cultivos na DuPont do Brasil e America Latina. Com a fusão da Dow e DuPont em Setembro de 2017, Priscila foi nomeada Diretora Global de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Corteva AgrisciencesTM , Divisão Agrícola da DowDuPontTM , em Indianápolis, Indiana. Nos últimos anos Priscila serviu nos Conselho de Diretores da Câmara Americana do Comércio (AmCham), da Associação Brasilieira da Indústria Quimica (ABIQUIM), no Conselho de Agro-negócio da FIESP e no Conselho de Diretores da Associação Canadense de Proteção de Cultivos (CropLife Canada). Atualmente Priscila serve nos Conselhos de Diretores do Centro Internacional de Indianápolis, Indiana (The International Center), e no Conselho de Diretores do Diálogo Inter-Americano (Inter-American Dialogue) em Washington, D.C.

Clarissa é sócia fundadora da Catavento, uma consultoria em estratégia e sustentabilidade e presidente do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis. Suas principais áreas de expertise são o futuro da energia, transição energética e mudanças climáticas. Clarissa também é fellow do núcleo de energia e infraestrutura do CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais e membro do Global Future Council on the Future of Energy do World Economic Forum. Adicionalmente, integra o Comitê de Sustentabilidade da Suzano. Foi membro do Conselho de Administração da Petrobras (2018-2019), presidente de seu Comitê de SMS e membro do Comitê de Auditoria. Clarissa também integrou o Comitê de Sustentabilidade do CA da Vale (2017-2019). Clarissa é economista e mestre em economia pela PUC-Rio.

Graduado em Direito pela Universidade Mackenzie, cursou especialização na Fundação Getúlio Vargas, além de Harvard University e Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, IMD, na Suíça, e e LBS-London Business School na Inglaterra. Atualmente é (i) Presidente da ICC Brasil; (ii) Vice-Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê de Sustentabilidade da Companhia; (iii) Presidente do Conselho Curador da Fundação Arymax, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (iv) Presidente do Conselho Diretor e Vice-Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável, cuja atividade principal é a defesa de direitos sociais; (v) Presidente do Conselho da IBÁ; (vi) Membro do Conselho do IEDI - Instituto Econômico para Desenvolvimento Industrial; (vii) Membro Fundador do Conselho do Compromisso Todos Pela Educação; (viii) Membro do Conselho Estratégico da FIESP; (ix) Membro do Conselho do MBC - Movimento Brasil Competitivo; e (x) Membro Executivo do Conselho do ICC Global; presidente do ITTI – Intelligent Tech & Trade Initiative.

Estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (i) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Gestão e Finanças; desde 2006, é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Companhia, também é membro do Comitê de Estratégia e Inovação e do Comitê de Pessoas; (ii) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iii) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iv) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (v) de 2001 a 2015, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável.

Fábio Colletti Barbosa é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e tem MBA no Institute for Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça. Atualmente ocupa o cargo de membro do Comitê de Sustentabilidade. Adicionalmente, ocupa os seguintes cargos em outras sociedades: (i) Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração do Grupo Natura &Co Holding S.A, do Comitê de Comitê de Pessoas e Desenvolvimento Organizacional e do Comitê Operacional do Grupo Natura; (ii) Membro do Conselho de Administração do Itaú Unibanco Holding S.A. ; (iii) Membro do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (Mineração); (vi) Membro do Conselho de Administração da Ambev (bebidas); (v) Membro do Comitê de Investimentos da Gávea Investments; (vi) Membro do Conselho de Administração da UN Foundation (Fundação das Nações Unidas); (vii) membro do Conselho de Administração do Instituto Empreender Endeavor; (viii) membro do Conselho de Administração do Centro de Liderança Pública – CLP; (ix) Diretor-Presidente do Conselho de Administração da Fundação Itaú. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) presidente do Banco ABN Amro Real e com a aquisição do Banco Real pelo Santander, tornou-se presidente do Santander Brasil. De 2007 a 2011; (ii) presidente da Febraban. Em 2011, foi reconhecido como Personalidade do Ano, pela Câmara Brasil-Estados Unidos de Comércio, em Nova York. Em 2012, recebeu o prêmio Campeões da Terra, concedido pelo PNUMA (United Nations Environmental Program), por sua visão empresarial. E em 2017, foi reconhecido pela Worldfund for Education por trazer o tema de valores para a vanguarda da discussão.

Gabriela Feffer Moll é graduada em Administração Hoteleira, com Executive MBA pela Fundação Dom Cabral, possui cursos executivos pela Harvard University, Insper e Insead. Atualmente, é membro do Conselho de Administração ;(ii) membro do Comitê de Pessoas e (iii) membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Companhia. Gabriela Moll também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da MDS; (ii) membro, do Comitê de ESG e Pessoas da Bionexo; e (iii) membro do Conselho do ELF (Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo - FISESP); (iii) Diretora da Suzano Holding S.A., sendo responsável pela Gestão Estratégica de Pessoas e Comunicação Corporativa, com participação também nos Comitês não estatutários de Gestão, Investimentos, Operacional e Imobiliário; (iv) Diretora da Polpar S.A.; (v) Diretora da IPFL Holding S.A.; e (vi) Diretora da Premesa S.A. Gabriela iniciou sua carreira na GI - Grupo de Incentivo e, em 2010, fundou a AG Sport, consultoria especializada na idealização e organização de grandes eventos, na qual era responsável pelo desenvolvimento da área comercial e de estratégia da companhia. Em 2015, se juntou a Dotz com atuação nas frentes de business development e implementação de um novo modelo de autoatendimento 100% digital para abertura no mercado de small business. Na Suzano S.A., a partir de 2017, liderou a comunicação de produtos e a transformação digital da Unidade de Papel e Embalagens. Ainda na Suzano, após a fusão desta com a Fibria, atuou na célula de integração responsável pelo acompanhamento das sinergias advindas da fusão.

Presidente Grupo Lorentzen: Grupo Empreendedor Inovador, Socio Fundador da Aracruz Celulose, Cia de Navegacao Norsul, New Steel entre outros. Chairman HBS Latin America Advisory Board, Membro do Conselho CLP, Membro do Conselho Consultivo WWF Brasil, Embaixador Endeavor.

Philippe Joubert é graduado em Economia pela Universidade INFORMAR. Atualmente é membro do Comitê de Sustentabilidade da Companhia. O Sr. Philippe Joubert é fundador e CEO da Earth on Board. Além disso, ele atua como administrador da Client Earth, Conselheiro Sênior e Enviado Especial para Energia e Clima do WBCSD - Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável, Membro do Conselho Consultivo Internacional do Conselho Mundial de Energia (WEC). Além de fazer parte do conselho da Voltalia, uma desenvolvedora de Energias Renováveis, uma empresa listada do grupo familiar Mulliez. Ele foi Diretor Não Executivo e Presidente do Comitê de Estratégia e Sustentabilidade da ENEO, Eletricidade de Camarões e da Nexans e Membro do Conselho Consultivo da Nexans na América do Sul. Atou como presidente do Corporate Leaders Group on Climate Change do príncipe Charles, membro do Conselho Consultivo do Instituto de Liderança em Sustentabilidade de Cambridge e membro deste Instituto. Sr. Philippe Joubert também é membro de vários conselhos de empresas globais e consultor de CEOs de grandes empresas globais. Anteriormente, Philippe foi presidente da Alstom Power e vice-presidente executivo do Grupo Alstom.

Walter Schalka é graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, IMD e Harvard Business School. É Diretor Presidente da Suzano S.A. desde maio de 2013 (cargo em relação ao qual apresentou renúncia em 28 de fevereiro de 2024, com efeitos a partir de 1º de julho de 2024), e sendo também membro dos seguintes comitês não estatutários da Companhia: (i) Comitê de Gestão e Finanças e (ii) Comitê de Pessoas. O Sr. Walter Schalka também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da FuturaGene Ltd.; (ii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (iii) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (iv) membro do Conselho Deliberativo da Ibá – Industria Brasileira de Árvores; (v) membro da Parceiros da Educação, Organização da Sociedade Civil; (vi) membro do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; (vii) membro do Conselho Consultivo da EB Capital Gestão de Recursos Ltda; e (viii) membro do Conselho de Administração da Vibra Energia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Financeiro e Administrativo da Dixie Lalekla; (ii) Diretor-geral do Grupo Dixie Toga; e (iii) Presidente da Votorantim Cimentos, do Grupo Votorantim.

Comitê De Gestão E Finanças - Não Estatutário

Estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (i) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Gestão e Finanças; desde 2006, é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Companhia, também é membro do Comitê de Estratégia e Inovação e do Comitê de Pessoas; (ii) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iii) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iv) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (v) de 2001 a 2015, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável.

Gabriela Feffer Moll é graduada em Administração Hoteleira, com Executive MBA pela Fundação Dom Cabral, possui cursos executivos pela Harvard University, Insper e Insead. Atualmente, é membro do Conselho de Administração ;(ii) membro do Comitê de Pessoas e (iii) membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Companhia. Gabriela Moll também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da MDS; (ii) membro, do Comitê de ESG e Pessoas da Bionexo; e (iii) membro do Conselho do ELF (Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo - FISESP); (iii) Diretora da Suzano Holding S.A., sendo responsável pela Gestão Estratégica de Pessoas e Comunicação Corporativa, com participação também nos Comitês não estatutários de Gestão, Investimentos, Operacional e Imobiliário; (iv) Diretora da Polpar S.A.; (v) Diretora da IPFL Holding S.A.; e (vi) Diretora da Premesa S.A. Gabriela iniciou sua carreira na GI - Grupo de Incentivo e, em 2010, fundou a AG Sport, consultoria especializada na idealização e organização de grandes eventos, na qual era responsável pelo desenvolvimento da área comercial e de estratégia da companhia. Em 2015, se juntou a Dotz com atuação nas frentes de business development e implementação de um novo modelo de autoatendimento 100% digital para abertura no mercado de small business. Na Suzano S.A., a partir de 2017, liderou a comunicação de produtos e a transformação digital da Unidade de Papel e Embalagens. Ainda na Suzano, após a fusão desta com a Fibria, atuou na célula de integração responsável pelo acompanhamento das sinergias advindas da fusão.

Marcelo Castelli é CEO Global da Votorantim Cimentos, empresa líder no mercado brasileiro de materiais de construção, minerais e soluções, e a sexta maior do ranking mundial do setor. Castelli lidera um time de mais de 11 mil pessoas, com operações em 11 países: Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Marrocos, Tunísia, Turquia e Luxemburgo.

Castelli consolidou sua longa carreira como executivo na indústria de papel e celulose, na qual exerceu posições de liderança em áreas de produção, projetos e negócios em grandes companhias do setor.

Formado em Engenharia Mecânica, MBA em Administração, além de cursos de educação continuada em escolas executivas internacionais.

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos: (i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) Foi membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco no período de 2012 a 2017. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

Paulo Sergio Kakinoff é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração e (ii) membro do Comitê de Pessoas da Companhia. Paulo Kakinoff também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A.; (ii) membro do Conselho de Administração do Grupo Vamos S.A; (iii) membro do Conselho de Administração da Tembici S.A.; e (iv) Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas, desde 2012. O Sr. Paulo Kakinoff iniciou sua carreira como estagiário na Volkswagen do Brasil, aos 17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing, Diretor Executivo do Grupo para a América do Sul na matriz (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo até junho de 2012. Integrou o Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas por dois anos, no qual era membro independente.

Rodrigo Calvo Galindo é graduado em Administração de Empresas. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração; (ii) membro do Comitê de Gestão e Finanças; (iii) membro do Comitê de Sustentabilidade; (iv) membro do Comitê de Estratégia e Inovação; (v) membro do Comitê de Pessoas da Companhia; (vi) Presidente do Conselho de Administração da Cogna Educação S.A e (vii) Presidente do Conselho de Administração da Endeavor Brasil. O Sr. Rodrigo Galindo atua na administração de instituições de educação há mais de 29 anos. Foi CEO da Cogna/Kroton Educacional, Diretor de Operações e Diretor de Ensino Superior da Kroton Educacional, CEO do Grupo Educacional IUNI, Pró-reitor Administrativo da Universidade de Cuiabá e responsável pela gestão, credenciamento e implantação de instituições de ensino superior na Bahia, Mato Grosso, Amapá, Acre e Rondônia. Atuou também como membro do Conselho de Administração do Burger King Brasil, Clínica SIM e da Arezzo&Co.

Walter Schalka é graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, IMD e Harvard Business School. É Diretor Presidente da Suzano S.A. desde maio de 2013 (cargo em relação ao qual apresentou renúncia em 28 de fevereiro de 2024, com efeitos a partir de 1º de julho de 2024), e sendo também membro dos seguintes comitês não estatutários da Companhia: (i) Comitê de Gestão e Finanças e (ii) Comitê de Pessoas. O Sr. Walter Schalka também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da FuturaGene Ltd.; (ii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (iii) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (iv) membro do Conselho Deliberativo da Ibá – Industria Brasileira de Árvores; (v) membro da Parceiros da Educação, Organização da Sociedade Civil; (vi) membro do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; (vii) membro do Conselho Consultivo da EB Capital Gestão de Recursos Ltda; e (viii) membro do Conselho de Administração da Vibra Energia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Financeiro e Administrativo da Dixie Lalekla; (ii) Diretor-geral do Grupo Dixie Toga; e (iii) Presidente da Votorantim Cimentos, do Grupo Votorantim.

Comitê De Pessoas - Não Estatutário

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos: (i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) Foi membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco no período de 2012 a 2017. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

Estudou Administração de Empresas no Brasil e possui cursos de especialização na Harvard Business School (EUA), na Columbia University (EUA), no IMD (Suíça), no The Aspen Institute (EUA), na Singularity University (EUA) e na Stanford University (EUA). Com relação às sociedades integrantes do grupo econômico da Companhia, ocupou e/ou ocupa os seguintes cargos: (i) desde 2003, é Presidente do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Gestão e Finanças; desde 2006, é Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da Companhia, também é membro do Comitê de Estratégia e Inovação e do Comitê de Pessoas; (ii) desde 2003, é Diretor Presidente da Suzano Holding S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iii) desde 2001 é membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Polpar S.A., companhia aberta cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (iv) desde 2004, é Diretor Presidente da IPLF Holding S.A., companhia fechada cuja principal atividade é a participação em outras sociedades; (v) de 2001 a 2015, foi Diretor Vice-Presidente e desde abril de 2015, é Diretor Presidente da Premesa S.A., controlada da Suzano Holding S.A. cuja principal atividade é a incorporação de empreendimentos imobiliários. Também é membro de várias instituições sociais e culturais, dentre as quais se destacam as seguintes atuações: Presidente do Conselho Diretor da Escola ALEF-Peretz; Membro do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein; Vice-Presidente do Conselho Diretor e Presidente do Conselho Superior do Instituto Ecofuturo - Futuro Para o Desenvolvimento Sustentável.

Gabriela Feffer Moll é graduada em Administração Hoteleira, com Executive MBA pela Fundação Dom Cabral, possui cursos executivos pela Harvard University, Insper e Insead. Atualmente, é membro do Conselho de Administração ;(ii) membro do Comitê de Pessoas e (iii) membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Companhia. Gabriela Moll também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da MDS; (ii) membro, do Comitê de ESG e Pessoas da Bionexo; e (iii) membro do Conselho do ELF (Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina da Federação Israelita do Estado de São Paulo - FISESP); (iii) Diretora da Suzano Holding S.A., sendo responsável pela Gestão Estratégica de Pessoas e Comunicação Corporativa, com participação também nos Comitês não estatutários de Gestão, Investimentos, Operacional e Imobiliário; (iv) Diretora da Polpar S.A.; (v) Diretora da IPFL Holding S.A.; e (vi) Diretora da Premesa S.A. Gabriela iniciou sua carreira na GI - Grupo de Incentivo e, em 2010, fundou a AG Sport, consultoria especializada na idealização e organização de grandes eventos, na qual era responsável pelo desenvolvimento da área comercial e de estratégia da companhia. Em 2015, se juntou a Dotz com atuação nas frentes de business development e implementação de um novo modelo de autoatendimento 100% digital para abertura no mercado de small business. Na Suzano S.A., a partir de 2017, liderou a comunicação de produtos e a transformação digital da Unidade de Papel e Embalagens. Ainda na Suzano, após a fusão desta com a Fibria, atuou na célula de integração responsável pelo acompanhamento das sinergias advindas da fusão.

Marcelo Castelli é CEO Global da Votorantim Cimentos, empresa líder no mercado brasileiro de materiais de construção, minerais e soluções, e a sexta maior do ranking mundial do setor. Castelli lidera um time de mais de 11 mil pessoas, com operações em 11 países: Brasil, Uruguai, Argentina, Bolívia, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Marrocos, Tunísia, Turquia e Luxemburgo.

Castelli consolidou sua longa carreira como executivo na indústria de papel e celulose, na qual exerceu posições de liderança em áreas de produção, projetos e negócios em grandes companhias do setor.

Formado em Engenharia Mecânica, MBA em Administração, além de cursos de educação continuada em escolas executivas internacionais.

Paulo Sergio Kakinoff é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração e (ii) membro do Comitê de Pessoas da Companhia. Paulo Kakinoff também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A.; (ii) membro do Conselho de Administração do Grupo Vamos S.A; (iii) membro do Conselho de Administração da Tembici S.A.; e (iv) Diretor-Presidente da GOL Linhas Aéreas, desde 2012. O Sr. Paulo Kakinoff iniciou sua carreira como estagiário na Volkswagen do Brasil, aos 17 anos. Nos 19 anos em que atuou no grupo, ocupou as funções de Diretor de Vendas & Marketing, Diretor Executivo do Grupo para a América do Sul na matriz (Alemanha) e, em 2009, foi nomeado presidente da Audi no Brasil permanecendo até junho de 2012. Integrou o Conselho de Administração da Gol Linhas Aéreas por dois anos, no qual era membro independente.

Rodrigo Calvo Galindo é graduado em Administração de Empresas. Atualmente, é (i) membro do Conselho de Administração; (ii) membro do Comitê de Gestão e Finanças; (iii) membro do Comitê de Sustentabilidade; (iv) membro do Comitê de Estratégia e Inovação; (v) membro do Comitê de Pessoas da Companhia; (vi) Presidente do Conselho de Administração da Cogna Educação S.A e (vii) Presidente do Conselho de Administração da Endeavor Brasil. O Sr. Rodrigo Galindo atua na administração de instituições de educação há mais de 29 anos. Foi CEO da Cogna/Kroton Educacional, Diretor de Operações e Diretor de Ensino Superior da Kroton Educacional, CEO do Grupo Educacional IUNI, Pró-reitor Administrativo da Universidade de Cuiabá e responsável pela gestão, credenciamento e implantação de instituições de ensino superior na Bahia, Mato Grosso, Amapá, Acre e Rondônia. Atuou também como membro do Conselho de Administração do Burger King Brasil, Clínica SIM e da Arezzo&Co.

Walter Schalka é graduado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas, IMD e Harvard Business School. É Diretor Presidente da Suzano S.A. desde maio de 2013 (cargo em relação ao qual apresentou renúncia em 28 de fevereiro de 2024, com efeitos a partir de 1º de julho de 2024), e sendo também membro dos seguintes comitês não estatutários da Companhia: (i) Comitê de Gestão e Finanças e (ii) Comitê de Pessoas. O Sr. Walter Schalka também ocupa os seguintes cargos em outras companhias: (i) membro do Conselho de Administração da FuturaGene Ltd.; (ii) Diretor da Itacel - Terminal de Celulose; (iii) Diretor da Maxcel Empreendimentos e Participações S.A.; (iv) membro do Conselho Deliberativo da Ibá – Industria Brasileira de Árvores; (v) membro da Parceiros da Educação, Organização da Sociedade Civil; (vi) membro do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade; (vii) membro do Conselho Consultivo da EB Capital Gestão de Recursos Ltda; e (viii) membro do Conselho de Administração da Vibra Energia. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem atuação como: (i) Diretor Financeiro e Administrativo da Dixie Lalekla; (ii) Diretor-geral do Grupo Dixie Toga; e (iii) Presidente da Votorantim Cimentos, do Grupo Votorantim.

Comitê De Nomeação E Remuneração - Não Estatutário

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP de São Carlos, pós-graduado em Finanças pela PUC do Rio de Janeiro, tendo cursado doutorado em Economia pela Unicamp. Atualmente exerce os seguintes cargos: (i) desde 2008, é membro do Conselho de Administração e do Comitê de Sustentabilidade e Estratégia da Companhia; (ii) desde 1998, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da WEG S/A, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, produção e comercialização de sistemas industriais, máquinas e equipamentos; (iii) desde 2004, é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na fabricação e distribuição de motores, máquinas e equipamentos agrícolas e componentes para a indústria metalúrgica, ferroviária e automobilística; (iv) desde 2002, é membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A., companhia aberta cuja principal atividade consiste na aplicação de capital próprio no comércio, na indústria, na agricultura e na prestação de serviços; e (v) Foi membro do Conselho de Administração do Itaú-Unibanco no período de 2012 a 2017. No período de 1972 a 1990, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, onde foi Diretor no período de 1987 a 1990. De 1990 a 1994, foi Diretor Geral Corporativo do Grupo Iochpe-Maxion Holding Indústria e, no período de 1995 a 2008, foi Diretor Presidente da Perdigão S.A. De 2007 a abril de 2013, foi Presidente do Conselho de Administração da BRF - Brasil Foods, companhia aberta cuja principal atividade consiste na industrialização, comercialização e exploração de alimentos em geral.

Sócio da X|R Consultoria desde 2018. Trabalhou por 25 anos para o Hay Group. Entre 1991 e 2009, percorreu todos os passos de carreira: iniciou como Consultor e se aposentou como Sócio Diretor. Em 2010 tornou-se Consultor associado ao Hay Group. Durante este período, liderou importantes projetos nas mais variadas organizações, em termos de tamanho, complexidade, nacionalidade, ramo de atividade, etc. Desde 2019 é membro independente dos Comitês de Remuneração e de Elegibilidade da cia Suzano. De 2012 a 2016 foi membro estatutário independente do Comitê de Remuneração do Banco Santander Brasil l S/A e membro independente do Comitê de Pessoas e Remuneração da Votorantim S/A. Eduardo é Graduado em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) – Brasil.

Lilian Guimarães é executiva com mais de 30 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas, onde liderou diversos projetos voltados à importância do capital humano na gestão dos negócios, tornando RH um parceiro estratégico nesses processos. Experiência como executiva e membro de comitês executivos de grandes organizações nacionais e multinacionais, desenvolveu sua trajetória especialmente no mercado financeiro, com destaque para a posição de Vice-Presidente de Recursos Humanos em renomadas organizações: Natura, de 2013 a 2015 e nos Bancos ABN Amro-Real e Santander entre 2000 e 2013. Atualmente é conselheira e membro de comitês de RH de empresas e mentora de profissionais de diferentes áreas. Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em RH pela mesma instituição, Pós graduada pelo Senac e formada em coaching pelo Instituto Ecosocial. Formada em Governança Corporativa pela FDC – Fundação Dom Cabral.

Remuneração - Diretoria Executiva Estatutária

A política de remuneração da Companhia foi aprovada em reunião do Conselho de Administração da Companhia, sendo que todos os membros da Diretoria Executiva têm pelo menos uma meta de sustentabilidade atrelada a sua remuneração variável (representando, pelo menos, 10% da remuneração variável de curto prazo).

Abaixo a estrutura de remuneração da Diretoria Executiva da Suzano:

Remuneração Fixa

Os membros da Diretoria fazem jus a remuneração fixa, a qual é estabelecida de acordo com padrões de mercado e visa recompensar, atrair e reter executivos que agreguem valor aos resultados da Companhia.

Remuneração Variável

Os membros da Diretoria fazem jus a uma remuneração variável e são elegíveis à participação nos planos de incentivo de curto prazo como forma de recompensa pelo atingimento de metas que sustentem a estratégia de curto prazo da Companhia.

Adicionalmente, os membros da Diretoria são elegíveis à participação (i) no Plano de Outorga de Ações Fantasma (Phantom Shares), que, por meio de mecanismo de outorga do direito ao recebimento da rentabilidade dos ganhos relacionados à geração de valor da Companhia, refletidos na valorização do preço das ações de sua emissão (Ações Fantasma), recompensa os executivos pelo atingimento de resultados de performance da Companhia que dão sustentação aos objetivos estratégicos de médio e longo prazo da Companhia; e (ii) no Plano de Outorga de Ações com Performance (Performance Shares), que, por meio do mecanismo de outorga de Ações com Performance, recompensa os executivos pelo atingimento de metas com base em indicadores de performance e/ou métricas de prioridade estratégica para a Companhia, determinadas no referido Plano, que dão sustentação aos objetivos estratégicos de médio e longo prazo da Companhia.

Ambas as parcelas da remuneração variável atuam no alinhamento dos executivos com os objetivos dos acionistas e com a sustentabilidade da Companhia.

Tanto a remuneração fixa quanto a variável dos membros da Diretoria são estabelecidas, conforme padrões de mercado, por meio de pesquisas conduzidas por renomadas consultorias especializadas no tema.

A tabela abaixo indica o percentual da parcela da remuneração fixa (salários / pró-labores, benefícios diretos e indiretos e pós emprego), da variável de curto prazo (bônus e participação nos resultados) e a remuneração variável de longo prazo (baseada em ações) do ano de 2023:

Remuneração Fixa Remuneração Variável Curto Prazo Remuneração Variável Longo Prazo
35% 25% 40%

Benefícios

A Companhia concede os seguintes benefícios aos membros da Diretoria: vale alimentação, vale refeição, seguro de vida em grupo, seguro de vida para acidentes pessoais, previdência privada, check-up de saúde, plano de saúde, plano odontológico e veículo.

Assim como a remuneração, os benefícios oferecidos também seguem padrões de mercado por meio de pesquisa conduzida por renomada consultoria especializada no tema.

Mensuração - Total Shareholder Return (TSR)

Total Shareholder Return é um conceito usado para medir o desempenho de ações de diferentes empresas em certo intervalo de tempo, combinando o preço da ação para demonstrar o retorno proporcionado ao acionista. O valor da ação no momento do resgate é multiplicado pelo TSR observado no período (o qual varia entre 75% e 125%), dependendo do desempenho da ação SUZB3 em relação às ações de empresas do mesmo setor no Brasil – “Grupo de Referência”.

O TSR é calculado com base na variação do valor da ação (média dos últimos 90 pregões) do “Grupo de Referência” da data da outorga e da data do resgate. A rentabilidade da ação da Suzano (SUZB3) no período será comparada com o “Grupo de Referência” e em função de sua colocação na comparação temos os seguintes TSR:

As empresas participantes do “Grupo de Referência” são:

Grupo de Referência Bolsa
Klabin B3
Empresas CMPC Santiago Stock Exchange
International Paper NYSE
Suzano B3
UPM Helsinki Stock Exchange
Ranking - TSR Fator de Performance
125%
112,5%
100%
87,5%
75%

Quantidade de ações/phantom shares da Diretoria Executiva no 4º trimestre de 2023:

Programas 2024 2025 2026 2027 2028 Total
Plano de Outorga de Ações Fantasma* 111.685 113.161 101.164 105.384 - 431.394
Plano SAR** 321.699 1.313.912 314.004 106.642 453.960 2.510.217
Plano de Outorga de Ações com Performance*** - 14.803 121.136 230.949 - 366.888
Total 433.384 1.441.876 536.304 442.975 453.960 3.308.499

* Plano com liquidação imediata após término de carência do plano.

** O Plano SAR foi descontinuado em 2024. Considera o prazo máximo de exercício de até 2 anos após o término de carência do plano.

*** Considerando o término de carência com lock up de 3 anos.

Código de Conduta

O código de conduta é divulgado amplamente entre todos os stakeholders para expressar e reafirmar nosso comportamento empresarial e o que esperamos dos nossos parceiros de negócios.

Outro canal é o Canal de Denúncias, administrado por empresa independente, que também recebe relatos pelo telefone (0800 771 4060), pelo e-mail: suzano@denuncias.contatoseguro.com.br e pelo site: www.contatoseguro.com.br/suzano.